Sou uma sonhadora, uma pessoa apaixonada pela vida, que ama música, a natureza, dançar e cozinhar… Na verdade para mim música é “a arte”. A música sempre te toca, não importa a língua… E é por isso que eu danço! Você não precisa saber dançar, só precisa sentir a música e então… a dança acontece… sozinha, com um par ou em grupo, simples assim!

Eu também amo viajar, conhecer lugares e pessoas novas… Amo fotografia e, acima de tudo, amo fazer novos amigos!!! De certo modo eu acho que você se define através de seus amigos, e eu sou muito feliz, pois tenho amigos maravilhosos e verdadeiros. Sou uma pessoa de sorte!!!

Uma amiga em Atlanta disse que sou “easy going” (“fácil de lidar”, em tradução livre) eu acho que ela está certa… mas eu sei que tem gente que não concorda muito com essa afirmação…kkkk

E eu sou muito, muito grata pela vida que tenho!!!

Se você quer saber mais da minha jornada pessoal e profissional, aqui vai: Sou de São Paulo, Brasil, e eu amo minha cidade louca, barulhenta e poluída. Fiz bacharelado e doutorado em Química (IQ-USP), alguns pós-docs (Harvard, UNICAMP e USP) e, após 13 anos como professora no Colégio Bandeirantes, saí para começar uma nova jornada, uma nova etapa na minha vida. Ah, fiz também uma especialização em Dependência e Prevenção ao Uso de Drogas, pela UNIFESP.

Enquanto professora trabalhei com prevenção ao uso e abuso de drogas, dei aulas de laboratório de Química, e orientava alunos em projetos de Iniciação Científica. Também desenvolvia kits experimentais para os alunos aprenderem Química aplicada ao seu dia a dia através de experimentos simples realizados em casa.

Em 2007 fiz um curso de um ano de Aprofundamento em Yoga, com Marcos Rojo e seus colaboradores. Essa prática e esse curso foram importantíssimos para começar um processo de mudança de vida e de caminho profissional.

Em 2010 comecei, com outros colegas, um projeto em Educação para a Sustentabilidade. E foi por causa desse projeto que acabei no Schumacher College, em novembro do mesmo ano, um lugar onde você aprende vivendo, onde você aprende muito sobre você mesmo, onde você pode se conectar profundamente com a Natureza e aprender a pensar de modo inovador, criativo, “fora da caixa”! Lá fiz um curso sobre Economia Circular, o primeiro de uma série de cursos curtos que viria a fazer no College.

2001 foi um ano de inúmeras reflexões, conversas, processos de autoconhecimento, uma imersão no meu propósito com a Rede Ubuntu de EUpreendedorismo, que culminaram numa grande decisão: largar tudo e realizar um grande sonho – morar na Inglaterra – antes de completar 50 anos!

E assim foi. Em março de 2012 voltei ao Schumacher, inicialmente por 3 meses, mas a vida faz planos muitas vezes diferentes dos nossos. Quando meu tempo por lá estava acabando fui convidada a coordenar os voluntários no ano letivo 2012/2103. E assim, acabei ficando por lá quase 1,5 anos e fiz de tudo: fui voluntária e coordenadora, fiz muitos cursos e fui facilitadora. Viajei um tanto e agora tenho amigos e colegas em todos os continentes do mundo. Aprendi muitas coisas novas sobre diferentes temas, sobre a vida e sobre mim mesma. Conheci a Deep Time Walk, a Caminhada ao Longo do Tempo, que trouxe para o Brasil. Conheci também a Teoria U, a Permacultura para Pessoas, e muitas outras coisas, mas principalmente sobre presença, sobre estar e viver no aqui e agora.

No início de 2014 fui para a África do Sul, em Stellenbosh, para outro trabalho voluntário, desta vez no Sustainability Institute.  Dentro da ecovila de Lynedoch, o SI é outro lugar incrível, também voltado a uma educação transformadora com projetos diretamente relacionados à realidade local e à produção de alimentos. A vontade de voltar ao Brasil, que já era forte ao sair da Inglaterra, só fez aumentar. As muitas semelhanças entre o Brasil e a África do Sul, o Sol brilhando quase todos os dias e a quantidade de projetos incríveis acontecendo por lá reacenderam o sonho de fazer algo aqui que realmente fosse transformador e inspirador.

Ao voltar para o Brasil, em março de 2014 comecei uma nova jornada: a de empreender meus próprios projetos e trabalhar como educadora, facilitadora e consultora educacional. E como adoro estudar e aprender, fiz mais uma pós, dessa vez em Pedagogia da Cooperação, com o Projeto Cooperação.

Desde então tenho colaborado com diversas iniciativas, projetos e instituições, como a Escola Schumacher Brasil; com o Instituto Singularidades no desenho de uma pós em Formação Integral para professores; com a Palas Athena, num projeto de Cultura de Paz para Jovens Líderes; com o Novos Urbanos; com a Virada Educação e com o Jogo da Política, projeto esse que me conquistou pela seu beleza e pelo poder que tem de tratar de tema tão complexo de modo tão leve, sem perder a profundidade, de atrair jovens e adultos para algo tão vital para a transformação de nosso país e resgatar o ser político que existe em cada um de nós.

Colaboro também com o blog da Eco Rede Social e da NOW – Network of Wellbeing, na Inglaterra, como colunista.

E se você chegou até aqui, ficou curioso e quiser saber mais a meu respeito, me procure no Linkedln ou no Facebook, ou ainda, escreva pra mim no denicuri@gmail.com e marcamos um café.

 

 

 

 

 

Anúncios